Estudo de caso
Blue Planet Denmark
Localizado na ilha dinamarquesa de Amager, na costa do Øresund e próximo ao aeroporto de Copenhague, o grande redemoinho continua ao longo do terreno, das piscinas e do mar que circunda o aquário. Ela conecta terra e mar, atraindo tanto o exterior quanto os visitantes para dentro.
Concluído em 2013, o Blue Planet Denmark foi projetado para substituir o aquário dinamarquês existente em Charlottenlund. Inaugurado pela primeira vez em 1939, a instalação havia atingido seu limite de capacidade e sua estrutura estava em más condições.
O novo Aquário Nacional da Dinamarca atende às exigências de um centro global de aventura marítima, abrigando uma área de exposição de aproximadamente 10.000 m2 que atende a todas as normas técnicas modernas.
Cidade: Kastrup
País: Dinamarca
Produtos: FALZONAL na qualidade de emenda destacada
Aplicação:Revestimento de telhados e fachada
Cor: Revestimento transparente resistente ao clima
Espessura: 1,2 mm
Quantidade: 27.000 m2 de revestimento transparente resistente ao clima
Arquiteto: 3XN
Instalação: Fa. Kai Andersen A/S
Conhecendo as duras condições que o revestimento de alumínio para o aquário enfrentaria na costa dinamarquesa, os arquitetos confiaram no alumínio pré-pintado Novelis que havia se provado eficiente durante décadas em climas extremos. Este revestimento de alumínio traria os benefícios de uma longa vida útil e custos de manutenção baixos.
O Novelis FALZONAL em qualidade de emenda destacada ofereceu excelentes características como a liga C4S resistente à água do mar e à corrosão. Protegida com uma camada de laca transparente e resistente ao clima, a chapa da fachada de 1,2 mm de espessura com um aspecto de alumínio natural é ideal para a formação, transporte e instalação.
Ao contrário de vários outros metais, o alumínio da Novelis não apresenta risco de poluição das águas subterrâneas. A água da chuva pode ser coletada e passada para o aquário sem ablução. O FALZONAL também pode ser limpo facilmente sem a necessidade de agentes nocivos.
Quanto à forma que os arquitetos procuravam, o FALZONAL também podia ser trabalhado facilmente no formato preciso necessário. Mais flexível do que a maioria dos materiais de trancas, ele pode ser empregado em uma ampla gama de aplicações externas.
Kai Anderson A/S, especialista dinamarquesa em processamento de metais, foi encarregada da instalação do telhado e fachadas do Blue Planet Denmark. O envelope metálico inteiro consiste em aproximadamente 27.000 m2 de alumínio revestido em bobina. Foi processado em 40.000 telhas idênticas em tamanho e forma, fixadas em uma subestrutura de perfis ômega. Duzentos mil grampos de aço inoxidável foram usados para afixar os losangos da fachada de modo a não interferir na aparência suave. As paredes e telhados formam um fluxo único e contínuo de forma a enfatizar o contorno ondulado do edifício.
Mesmo dentro do edifício, o “redemoinho” continua. Do salão central redondo do edifício, as diferentes partes “giram” na sequência ligeiramente curva de áreas e salas. As paredes e tetos fluem uns nos outros e formam um fluxo único e contínuo. O teto acima do saguão é feito de vidro e, ao mesmo tempo, é o fundo de uma piscina.
Ao projetar o aquário nacional da Dinamarca, o diretor do 3XN, Kim Herforth Nielsen disse: “Queríamos criar esse sentimento aventureiro e nos inspiramos no fenômeno natural do redemoinho ou turbilhão que o atrai para as profundezas. Uma escultura na costa une os elementos naturais da água, do ar e da terra”.
Vencedor do Prêmio de Exposição do World Architecture Festival (WAF), em 2013, o Blue Planet Denmark é uma das maiores atrações turísticas do país, atraindo aproximadamente 700.000 visitantes a cada ano.