Nosso objetivo é fazer contribuições mensuráveis e significativas para o desempenho da empresa. Conseguimos isso por meio de parceria e colaboração com os fornecedores, gerando valor e crescendo juntos de forma lucrativa.
Reconhecemos que nossos fornecedores têm um profundo impacto na empresa, em todas as áreas de operações, incluindo produção, engenharia, manutenção e serviços. Fortes relacionamentos com fornecedores permitem à Novelis atender e superar de forma consistente as expectativas dos clientes.
Suprimentos de classe mundial vão além da visão tradicional de que existem simplesmente para obter oportuna e integralmente bens e serviços de qualidade. Os processos/políticas listadas abaixo detalham como a Novelis e os fornecedores externos podem trabalhar juntos para alcançar os melhores resultados.
Uma ordem de compra é reconhecida quando:
- O material/serviço que a ordem está solicitando está disponível ou estará no momento que for necessário.
- O preço no pedido está correto.
- O prazo de entrega será cumprido e o material/serviço será entregue nessa data.
O objetivo do programa Gestão de relacionamento de qualidade com o fornecedor (SQRM — Supplier Quality Relationship Management) da Novelis é estabelecer relações bidirecionais e mutuamente benéficas com os fornecedores que identificam e mitigam riscos, promovem excelente qualidade, melhoram o desempenho e agregam valor por meio da Inovação possibilitada pelo fornecedor (SEI — Supplier Enabled Innovation). A estrutura da SQRM da Novelis é composta por oito módulos que representam o ciclo de vida do fornecedor. (Veja a figura abaixo). Cada módulo descreve, em linhas gerais:
- Processos padronizados e consistentes em toda a Novelis
- Execução de forma disciplinada e oportuna
- Monitoramento de desempenho para garantir a conformidade
- Processos e padrões de qualidade
Clique em cada segmento para obter mais informações.
Estrutura da SQRM — Definições da seção
A estrutura da SQRM da Novelis é composta por oito módulos que representam o ciclo de vida do fornecedor.
Inovação de fornecedores
Por quê? Colaborar com os fornecedores para alavancar as capacidades que geram maior valor por meio de melhorias nos processos/produtos.
Como? Criar um fórum e conduzir eventos periódicos com fornecedores e principais partes interessadas para fomentar e priorizar a geração de ideias.
O quê? Processo para incentivar, avaliar e implementar efetivamente a inovação de valor agregado e as ideias de Análise de valor/Engenharia de valor (VAVE — Value Analysis/Value Engineering) dos fornecedores da Novelis.
Prêmio aos fornecedores
Por quê? Promover o fortalecimento das relações com os fornecedores por meio da formalização e do reconhecimento da excelência do fornecedor. O objetivo é que a Novelis se torne a cliente preferencial.
Como? Estabelecer um programa com governança e consistência globais, tendo categorias e critérios bem definidos.
O quê? Um programa de reconhecimento de fornecedores resultando na recompensa daqueles que se destacam em vários critérios de desempenho estabelecidos pela Novelis.
Gestão de informações de fornecedores
Por quê? Facilitar uma relação de colaboração entre os fornecedores e a Novelis. Dar apoio ao fornecedor e prestar contas para atender ou superar as expectativas da Novelis
Como? Garantindo que as informações necessárias para se tornar um fornecedor da Novelis estejam disponíveis e sejam mantidas no Novelis.com.
O quê? Informar claramente os fornecedores sobre as expectativas, incluindo normas e exigências aplicáveis ao fornecedor da Novelis.
Seleção e qualificação de fornecedores
Por quê? Proporcionar um processo consistente e padronizado utilizado em toda a empresa para a seleção de fornecedores a fim de garantir que os padrões de qualidade, bem como os requisitos estatutários e regulatórios ao longo da cadeia de abastecimento sejam atendidos.
Como? Definir critérios e processos padronizados para mensurar e avaliar as capacidades dos fornecedores.
O quê? Processo de seleção de fornecedores e garantia de que eles possam fornecer produtos e/ou serviços que consistentemente atendam às exigências da Novelis.
Monitoramento do desempenho do fornecedor
Por quê? Definir expectativas, impulsionar melhorias no fornecedor e recompensar seu desempenho excepcional
Como? Estabelecer um processo de medição padronizado, que consiste em KPIs definidos e recursos de geração de relatórios para monitorar o desempenho do fornecedor
O quê? Medir sistematicamente o desempenho do fornecedor com base em KPIs definidos, incluindo segurança, qualidade, entrega, custo e muito mais.
Estratificação de fornecedores
Por quê? Ajuda a priorizar e se concentrar em como a Novelis administrará as relações com os fornecedores (ou seja, identificar oportunidades corretas, rever relacionamentos, medir desempenho, estabelecer planos de ação, otimizar a base de abastecimento, etc.)
Como? Os fornecedores podem ser classificados com base em gastos, setor, dependência, inovação, criticidade, etc.
O quê? Agrupamento de fornecedores com base em uma ou mais dimensões (ou seja, gastos, criticidade, etc.) que, em última análise, ajudarão a definir a estratégia de aprovisionamento.
Gestão de risco de fornecedores
Por quê? Para identificar a exposição potencial da Novelis aos riscos associados às vulnerabilidades do fornecedor nas operações e finanças que podem causar interrupções dispendiosas da cadeia de abastecimento.
Como? Usar o cálculo do Número prioritário de risco (RPN — Risk Priority Number) para classificar os fornecedores e determinar quem potencialmente apresenta um risco maior e conduzir planos colaborativos de mitigação de risco.
O quê? Avaliar os riscos potenciais na base de abastecimento, desenvolver planos de mitigação e incorporar na estratégia de aprovisionamento.
Desenvolvimento de fornecedores
Por quê? Desenvolver e fortalecer as relações com os fornecedores e o desempenho para apoiar os cinco focos.
Como? Identificar fornecedores que se qualificam para um maior desenvolvimento e investir recursos (mão de obra, conhecimentos, ferramentas, orçamento) para a execução de projetos de desenvolvimento.
O quê? Programa ou iniciativas com fornecedores selecionados para melhorar suas capacidades.
Estrutura da SQRM — Definições da seção
Por quê? Para identificar a exposição potencial da Novelis aos riscos associados às vulnerabilidades do fornecedor nas operações e finanças que podem causar interrupções dispendiosas da cadeia de abastecimento.
Como? Usar o cálculo do Número prioritário de risco (RPN — Risk Priority Number) para classificar os fornecedores e determinar quem potencialmente apresenta um risco maior e conduzir planos colaborativos de mitigação de risco.
O quê? Avaliar os riscos potenciais na base de abastecimento, desenvolver planos de mitigação e incorporar na estratégia de aprovisionamento.
A Novelis está comprometida em oferecer condições de trabalho seguras para todos os funcionários, contratantes e visitantes. Como parte desse compromisso, a Novelis estabeleceu sete procedimentos críticos, ou Absolutos de segurança, para ajudar na proteção contra acidentes graves. Além disso, o Processo de segurança para contratantes da Novelis, em colaboração com a Avetta, principal fornecedora de software de gerenciamento de riscos da cadeia de abastecimento, garante que os contratantes permaneçam seguros enquanto trabalham em nossas instalações.
A Novelis é impulsionada pelo propósito de construirmos juntos um mundo sustentável, e nossa equipe de suprimentos, com fornecedores espalhados pelo mundo, são fundamentais para tornar realidade esse objetivo por meio do estabelecimento de relações comerciais à base da ética e do respeito mútuo. Com esse respeito mútuo, pretendemos construir a partir do desempenho sustentável não só da Novelis, mas também de toda a indústria do alumínio.
Nossa ambição é sermos o principal fornecedor mundial de soluções de alumínio sustentável e de baixa emissão de carbono, avançando nossos negócios, setor e sociedade em direção aos benefícios de uma economia circular. Trabalhamos com nossos clientes para criar soluções e processos inovadores e sustentáveis.
Dessa forma, nosso foco não é apenas encontrar novas maneiras de reduzir o impacto, mas também descobrir e amplificar os benefícios de uma abordagem circular e de baixo carbono tanto para a empresa quanto para os parceiros ao longo da cadeia de valor.
Para isso, precisaremos de uma força de trabalho e de uma cadeia de abastecimento inclusivas e diversificadas para desenvolver soluções inovadoras em benefício da sociedade. A diversidade de origens, experiências e perspectivas nos ajudará a garantir que atinjamos as metas ambiciosas que estabelecemos e sustentam o crescimento de nossos negócios e a força de nossa cultura. Continuar a construir essa diversidade em uma variedade de dimensões — incluindo diversidade de gênero, étnica e socioeconômica — impulsionará a inovação, expandirá as vozes e as habilidades que impulsionam nossos negócios e atrairá os talentos de maior calibre.