Novelis e Thyssenkrupp Materials Services fazem parceria para impulsionar a circularidade
A Novelis e a Thyssenkrupp Materials Services pretendem estabelecer novos padrões para a reciclagem de veículos em fim de vida útil desenvolvendo um hub digital chamado Automotive Circularity Platform (ACP). O objetivo do ACP é ser uma plataforma aberta, que permita o acesso a maiores quantidades de materiais recicláveis de alta qualidade. Uma primeira etapa incluirá a criação de um protótipo para fins de teste e avaliação abrangentes.
As empresas formaram uma parceria para digitalizar o mercado de materiais secundários recuperados de automóveis no final do ciclo de uso pelo consumidor e aumentar sua transparência criando um ecossistema para a cadeia de valor do fim de vida útil do automóvel.
Embora a reciclagem de alumínio de sucata de produção em circuito fechado tenha se tornado uma prática recomendada de sustentabilidade no setor automotivo nos últimos anos, o ciclo no final da vida útil de um veículo ainda não foi fechado.
Em um mercado próspero, com oportunidades diversificadas e à beira de um crescimento muito animador, a parceria entre a Novelis e a Thyssenkrupp Materials Services é um passo importante para alcançar uma economia circular e reduzir as emissões de carbono.
O ACP será um mercado digital que conectará as partes interessadas em toda a cadeia de valor automotiva em fim de vida útil e capacitará os fornecedores automotivos a capturar e reutilizar alumínio e outros materiais, como aço, plástico, vidro, borracha etc.
Atualmente, os motores de combustão interna podem representar até 80% do total de emissões de gases de efeito estufa durante o ciclo de vida útil do automóvel. No entanto, estudos sugerem que, devido ao aumento de veículos elétricos até 2040, as emissões decorrentes da produção de materiais podem representar 60% das emissões totais do ciclo de vida útil do automóvel. Assim, a redução de poluentes dos escapamentos vai se tornar secundária em relação ao aumento da eficiência da cadeia de suprimentos e da fabricação, como os principais objetivos da descarbonização. Um ecossistema circular com colaboração sem precedentes entre todas as partes interessadas desempenhará um papel essencial para que o setor automotivo atinja suas metas climáticas.
“O ACP é um grande passo à frente na criação de uma plataforma de negociação aberta e acessível para materiais no final do ciclo de uso do consumidor para empresas que buscam cumprir compromissos mais amplos e profundos com a sustentabilidade e a circularidade. O ACP não só aumentará a circularidade por meio de fluxos de materiais otimizados e permitirá o acesso a maiores quantidades de materiais de reciclagem de alta qualidade, minimizando o despejo em aterros sanitários, como também criará uma conexão transparente e confiável para todas as partes interessadas criarem e implementarem seus próprios projetos de geração de valor.”
Michael Hahne, Vice-Presidente e Gerente Geral do Setor Automotivo da Novelis Europe
“A Novelis e a Thyssenkrupp Materials Services estabeleceram um relacionamento que utiliza o melhor da expertise de ambas as empresas, cujos pontos fortes são complementares em todos os aspectos. A Thyssenkrupp Materials Services oferece conhecimento e experiência inigualáveis em materiais em cadeias de suprimentos digitais e acesso ao mercado para um setor amplo e complexo. A Novelis traz uma experiência única em áreas como reciclagem de alumínio, processos de reutilização e desenvolvimento de ligas de alumínio com alto conteúdo reciclado. Com a ideia de desenvolver uma plataforma de circularidade automotiva para o alumínio, estamos seguindo consistentemente o caminho da nossa estratégia de sustentabilidade BEYOND na Thyssenkrupp Materials Services.”
Sebastian Smerat, Chefe de Inovação ao Cliente da Thyssenkrupp Materials Services
Para o alumínio, em particular, a reciclagem é o epítome das práticas sustentáveis, representando uma redução aproximada de 95% nas emissões de CO2 em comparação com os requisitos que mais precisam de energia na produção primária. Além disso, o alumínio pode ser reciclado infinitamente sem perda das propriedades, incluindo resistência, leveza, durabilidade e conformabilidade. As diversas vantagens que o alumínio oferece contribuem para seu uso crescente em setores que buscam alcançar maior sustentabilidade.
Os benefícios da mudança para um modelo circular incluem:
- Redução do desperdício
- Diminuição da necessidade de materiais primários e interrupções associadas na cadeia de suprimentos
- Diminuição da necessidade de processos de extração primária e emissões mais altas associadas
- Melhoria da conformidade regulatória e redução dos custos associados
- Criação de oportunidades para o fornecimento de serviços de fim de vida útil, como desmontagem, reciclagem e recuperação de materiais e comercialização de componentes remanufaturados/recondicionados
- Desenvolvimento da confiança e da fidelidade do consumidor, especialmente entre os consumidores mais jovens, que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social