Melhore sua experiência

Lamentamos, mas este navegador não é mais capaz de fornecer uma experiência de usuário ideal no site. Recomendamos o uso das versões mais recentes do Chrome, Edge ou Firefox.

Estudo de caso

Centro de Exposições da Basileia

A escolha dos arquitetos? Fitas feitas do alumínio Novelis J57S® da fachada em qualidade anodizada, que se ajusta perfeitamente às exigências do design da fachada lamelar.

“Como o edifício é tão vasto, ele merecia algo leve e versátil, daí as fitas de alumínio”, disse o arquiteto Jacques Herzog do escritório de arquitetura líder de mercado Herzog & de Meuron, na Basileia.

O novo Centro de Exposições da Basileia é composto por um complexo de três andares com 220 metros de comprimento, 90 metros de largura e 35 metros de altura. O salão tem uma área de exposições de 38.000 m2 com um salão de eventos multifuncional de 3.300 m2 no térreo.

Concluído em 2013 após 22 meses de construção, o edifício é uma combinação perfeita de funcionalidade e estética. Graças a sua impressionante fachada lamelar de fitas de alumínio J57S largas e onduladas, o centro de exposições tem aparência vibrante e atraente.

Cidade: Basileia
País: Suíça
Produtos: Alumínio anodizado em lote J57S
Aplicação: Revestimento da fachada
Cor: Anodizado natural

Espessura: 2 mm
Quantidade: 17.000 m2
Arquiteto: Herzog & de Meuron
Instalação: Rytz Industriebau AG

O revestimento da fachada em alumínio aumenta as possibilidades do design

As brilhantes superfícies anodizadas de alta qualidade do J57S, anodizado em lote pela BWB Bürox, garantiram qualidade consistente e excelente processabilidade, ao mesmo tempo em que ofereceram possibilidades de design distintas e extravagantes para a fachada de alumínio do centro de exposições da Basileia. As regulações específicas de anodização do material foram uma combinação ideal para as altas exigências do arquiteto.

O Novelis J57S foi especialmente projetado para as rigorosas exigências das aplicações arquitetônicas modernas. A composição química da liga foi formulada para se obter um aspecto metálico distinto após a anodização. O material também é classificado como não inflamável, de acordo com a 96/603/EG, e não combustível, de acordo com a DIN 4102.

Para garantir a consistência, o J57S está sujeito a um processo produtivo rigorosamente controlado. Verificações de garantia de qualidade são realizadas durante toda a fabricação, desde a fundição inicial até o momento em que o material deixa a fábrica para ser entregue.

Durante a produção do lingote, tanto os parâmetros de fundição quanto o pré-tratamento são verificados, incluindo o controle de temperatura, velocidade, filtragem, impregnação e serragem. O pré-aquecimento, a laminação a quente e a frio, bem como o recozimento intermediário também são verificados. Por fim, as dimensões, nivelamento e propriedades mecânicas são confirmadas segundo as normas DIN EN 485-4 e DIN EN 485-2, respectivamente. Submetida a um teste de anodização, cada bobina deve ser aprovada antes de ser enviada para entrega.

Além de seu valor econômico, qualidade superior, durabilidade extrema e alta resistência às intempéries e à corrosão, o alumínio J57S é reciclável. Alinhado-se aos altos padrões de desempenho energético do Centro de Exposições da Basileia, o material é ambientalmente sustentável.

Criando um destaque arquitetônico

O nível do subsolo de vidro se estende por três andares de altura, com vistas distintas para a rua. Os dois andares superiores do salão são colocados um contra o outro para criar a ilusão de entidades separadas. Em contraste com os pisos abertos e transparentes abaixo, os pisos superiores são projetados para permanecerem fechados. O City Lounge, através de sua “janela para o céu” em forma de funil, proporciona uma conexão visual dos dois salões.

Normalmente, os destaques inovadores são apresentados dentro dos salões de um centro de exposições. Neste caso, porém, o Centro de Exposições da Basileia é o destaque arquitetônico.