Estudo de caso
Centro de Conferências Internacional de Dalian
Seu impressionante design vanguardista se conecta com a arquitetura tradicional asiática, refletindo o futuro promissor de uma Dalian moderna, enquanto mantém um elo com a história da cidade como importante porto marítimo e centro turístico. Para capturar este projeto urbano, o alumínio anodizado em bobina Novelis J73A® foi utilizado para a decoração exterior e interior.
Concluído em 2012, o Centro de Conferências Internacional de Dalian tornou-se um marco do desenvolvimento urbano futurista. Essa é a base para uma “pequena” cidade ultramoderna, extraordinariamente projetada, com cerca de 100.000 m2.
A concha translúcida abriga um centro de exposições com capacidade de 2.500 pessoas e um salão de ópera oferecendo entretenimento para aproximadamente 1.800 pessoas. Espaços de conferência menores estão localizados em todo o núcleo. O subsolo abriga todos os serviços necessários para a administração de um local de categoria internacional.
Cidade: Dalian
País: China
Produtos: Anodizado em bobina J73A
Aplicação: Revestimento da fachada
Cor: Natural
Espessura: 3 mm
Quantidade: 120.000 m2
Arquiteto: COOP HIMMELB(L)AU
Instalação: Meinhardt Facade Technology
Na opinião dos arquitetos da COOP HIMMELB(L)AU Wolf D. Prix & Partner ZT GmbH de Viena, as estruturas monofuncionais não se ajustam à arquitetura moderna e ao desenvolvimento urbano. O desenvolvimento urbano futuro deve refletir a complexidade da vida em todos os aspectos.
Para o Centro de Conferências Internacional de Dalian, o design inovador é incorporado tanto na fachada quanto no interior. A geometria da fachada se destaca como uma estrutura singular, enquanto a brilhante estrutura de painéis interna cria um ambiente impressionante e especial.
Para esta decoração externa e interna, foram utilizadas quase 1.000 toneladas de alumínio anodizado em bobina Novelis J73A de 3 mm, cobrindo aproximadamente 120.000 m2: 75.000 m2 com uma camada anódica de 20 microns para os painéis de alumínio da fachada perfurados e soldados com pinos; e 44.000 m2 com uma camada de 10 microns para acabamento interno.
Para um projeto tão grande, os níveis consistentes de cor e brilho do J73A o tornam ideal para fachadas que requerem materiais de diferentes lotes e fundições de produção.
As tolerâncias muito estreitas da composição da liga química são uma propriedade-chave para o produto da Novelis.
O J73A é perfeitamente adequado para edifícios localizados em ambientes litorâneos, onde a poluição industrial e grandes variações de temperatura exigem materiais de alta qualidade que ofereçam vida útil longa.
Qualidade, custo-benefício, proteção e resistência excepcionais são razões fundamentais para o uso do alumínio. Fácil de trabalhar e com uma aparência metálica brilhante, é ideal para a concretização das possibilidades do design moderno. Além disso, o J73A oferece um processo contínuo de anodização, de modo que não há pontos de contato, o que significa que este material pode ser usado sem cortar a borda.
Esta camada anódica facilita a escolha para aplicação ao ar livre. A Novelis garante que esta camada tenha um valor mínimo em todo o comprimento e largura do lado superior do material. Esta garantia é acima das padrões internacionais. A camada anódica não pode ser descolada. Enquanto a qualidade da vedação, testada à massa de teste de perda segundo a norma DIN ISO 3210, garante excelente resistência à corrosão.
Para o projeto de Dalian, o estilo internacional se harmoniza com a funcionalidade híbrida de tecnologia e sustentabilidade. Além dos sistemas de recuperação de calor, painéis de energia solar e o uso da luz natural, o Novelis J73A é totalmente reciclável no final do ciclo de vida do edifício, oferecendo sustentabilidade ambiental, que é fundamental na construção moderna.
Em 2011, o Centro de Conferências Internacional de Dalian ganhou o Prêmio Wallpaper* Design na categoria "Melhores locais de construção". Em 2013, o design ganhou o prêmio do júri do Architizer A+ na categoria Teatros e centros de artes performáticas.