Melhore sua experiência

Lamentamos, mas este navegador não é mais capaz de fornecer uma experiência de usuário ideal no site. Recomendamos o uso das versões mais recentes do Chrome, Edge ou Firefox.

Estudo de caso

Campus Energético

Com foco na obtenção do certificado de platina do Conselho Alemão de Construções Sustentáveis (DGNB), que avalia as emissões de um edifício durante todo o seu ciclo de vida, a Stiebel Eltron estabeleceu novos marcos de referência em relação à sustentabilidade e qualidade. E o revestimento de fachada de alumínio pré-pintado Novelis ff2® desempenhou um papel importante na concessão do certificado do DGNB para o Campus Energético da empresa.

Com 90 anos de experiência na tecnologia de bombas de calor e domésticas, a Stiebel Eltron tem como missão aumentar o compartilhamento de conhecimentos sobre esta tecnologia com o treinamento de trabalhadores e engenheiros. Concluído em 2015, o Campus Energético é fundamental neste objetivo com seus quase 4.000 m2 e capacidade de abrigar 6.000 estagiários por ano.

Desde as fases iniciais do processo de planejamento do campus, os designers e os arquitetos cooperaram estreitamente com parceiros do setor. De acordo com as normas do prêmio do DGNB, a construção sustentável exige não apenas a simplificação logística entre a fabricação e o canteiro de obras, mas também escolhas de materiais que considerem rigorosos requisitos ambientais na edificação e na futura 'desconstrução'.

Cidade: Holzminden
País: Alemanha
Produtos: Alumínio pré-pintado ff2
Aplicação: Revestimento da fachada
Cor: Óptica Eloxal C34

Espessura: 2 mm
Quantidade: 2.850 m2
Arquiteto: Hegger-Hegger-Schleiff
Instalação: Schneider – die klempner gmbh

Revestimento de fachada durável e confiável

A partir destas premissas, o escritório de arquitetura Hegger-Hegger-Schleiff escolheu o alumínio pré-pintado Novelis ff2® para a fachada do centro de treinamento.

A empresa de construção, Schneider die klempner gmbh, instalou painéis ACM de alumínio revestidos em bobina de 2 mm para cobrir o edifício com um atraente aspecto anodizado. A liga AIMg3 permite uma economia de materiais de um terço se comparado ao alumínio comercial com a liga AIMg1.

A Stiebel Eltron escolheu a tonalidade anodizada C34 para o projeto da fachada. Este revestimento de superfície de alta qualidade com um teor de PVDF de 80% tem se mostrado bem-sucedido em muitos projetos pelo mundo e oferece resistência excepcional às intempéries, mesmo sob condições climáticas extremas. A absorção de cores e os baixos custos de manutenção também foram fatores decisivos para a escolha do material.

Além disso, o alumínio pré-pintado com aspecto anodizado pode ser processado sem problemas e com menos esforço e custo em comparação com outros materiais anodizados.

Um efeito dinâmico foi criado no Campus Energético graças aos painéis ACM monolíticos retroventilados com diferentes alturas na dimensão da grade de 150/300/600/900 mm. Painéis de grampos com um comprimento de até 3.700 mm foram instalados peça por peça em uma subestrutura BWM com fixação invisível, garantindo uma aparência uniforme em todo o edifício.

Cada uma destas peças foi instalada em dois grampos cobertos na borda inferior e fixados com rebites com um ponto de fixação e deslizamento na borda superior. Esta combinação de um ponto de fixação e deslizamento na borda superior e dois grampos cobertos na borda inferior permite a expansão térmica atrás dos painéis.

Criando uma construção mais sustentável

O revestimento de alumínio da fachada também permite 'desconstrução' e reciclagem completas e não misturadas. Pode ser 100% reciclado sem qualquer problema ou perda de qualidade, e sem limites de repetição. Dessa forma, os 2.850 m2 de revestimento de fachada desempenharam um papel importante na concessão do certificado DGNB, um dos mais prestigiados prêmios para construções sustentáveis.

Além da fachada ecológica, o edifício inclui células solares no telhado com uma potência de aproximadamente 120 kWp, modernos sistemas de ventilação e um tanque de água. Para mostrar sua linha de produtos, a Stiebel Eltron também utilizou tecnologias inovadoras de medição e controle no Campus Energético.

O resultado é um edifício que produz e economiza mais energia do que usa. O centro de treinamento excede até mesmo o nível de desempenho exigido pelo DGNB de 80%, com uma índice de 85,36%. Arquitetonicamente, o Campus Energético da Stiebel Eltron é pioneiro no campo da construção sustentável e ecologicamente correta.