Estudo de caso
Jaguar Land Rover
Para melhorar o impacto ambiental e o desempenho de seus veículos, a Jaguar Land Rover (JLR) procurou inovar e incorporar o alumínio em seu design e processo de fabricação.
Como material leve e infinitamente reciclável, um design repleto de alumínio reduziria a massa da carroceria do veículo, melhoraria a eficiência do combustível e, portanto, reduziria o dano ambiental e os custos de operação para os clientes.
Entretanto, a JLR desejava mitigar tanto os custos quanto o elevado gasto energético próprios do uso de alumínio primário no processo de produção, de modo que recorreu a um parceiro de longa data, a Novelis, em busca de uma solução de material de alto teor reciclado.
Em um ambiente de fabricação tradicional, estima-se que 30% a 40% da chapa automotiva sobra depois que a planta fabril produz as peças. Para preservar o valor deste material excedente, a Novelis e a JLR precisaram racionalizar a cadeia de abastecimento de material para reduzir a pegada total de carbono de todo o ciclo de produção automotiva por meio da implementação de um sistema de reciclagem em circuito fechado.
Ao mesmo tempo, a Novelis foi encarregada de desenvolver uma liga que não apenas atingisse o limite de alto teor reciclado exigido por seu cliente, mas também fornecesse a resistência, durabilidade e conformabilidade especificadas pelos engenheiros líderes mundiais da JLR.
Em colaboração com a JLR e parceiros do setor de transportes, a Novelis estabeleceu o primeiro sistema de circuito fechado com um serviço ferroviário exclusivo de ida e volta para a entrega eficiente de materiais entre a Alemanha e o Reino Unido. Este processo permitiu uma economia de mais de US$ 1 milhão até agora e resultou em uma redução de 80% nas emissões de CO2 equivalente em comparação com o transporte rodoviário padrão.
Além disso, a Novelis se associou à JLR para desenvolver a liga Novelis Advanz™ 5F-s5754 RC, que contém pelo menos 75% de teor reciclado. Hoje, esta liga é parte integrante do programa REALCAR da JLR, uma iniciativa premiada e que envolve diversas partes interessadas no sentido de criar um modelo de produção de veículos em circuito fechado que recicla automóveis no final de seus ciclos de vida útil.
Introduzida pela primeira vez no novo Jaguar XE, a liga Novelis Advanz™ 5F-s5754 RC é agora usada em todos os novos e antigos modelos da Jaguar Land Rover.
Como a indústria automotiva evolui para um modelo de reciclagem em circuito fechado, a Novelis Advanz™ 5F-s5754 RC poderá conter até 100% de teor reciclado de sucata automotiva em circuito fechado.
Juntos, Novelis e JLR ganharam o prestigioso Prêmio Europeu do Alumínio por seu trabalho em inovação de alumínio automotivo e sistema de reciclagem em circuito fechado.