Melhore sua experiência

Lamentamos, mas este navegador não é mais capaz de fornecer uma experiência de usuário ideal no site. Recomendamos o uso das versões mais recentes do Chrome, Edge ou Firefox.

Estudo de caso

Nya Nordiska

O alumínio anodizado em bobina Novelis J57S® foi escolhido para revestir os diversos formatos de telhado que se misturariam com a arquitetura tradicional, bem como para criar dobras externas na fachada anodizada vermelha, lembrando tecidos plissados e uma clara ligação com a empresa.

A Nya Nordiska, fabricante líder europeia de tecidos, concebe e produz tecidos decorativos e de estofamento de alta qualidade para os setores residencial e comercial.

Seis edifícios interligados foram projetados pela Staab Architekten para a expansão da empresa, cobrindo mais de 4.000 m2. Perfeitamente ajustado à estrutura urbana em cor, forma e escala, o complexo industrial encarna uma ligação funcional e estética entre a arquitetura tradicional e moderna.

Cidade: Dannenberg
País: Alemanha
Produtos: Alumínio anodizado em bobina J57S
Aplicação: Revestimento da fachada
Cor: Vermelho Sandalor

Espessura: 1 mm
Quantidade: 1.500 m2
Arquiteto: Staab Architekten
Instalação: MN Metallverarbeitung

O revestimento de alumínio da fachada mistura o velho com o novo

O revestimento de alumínio da fachada com a qualidade pré-anodizada do J57S da Novelis ajudou a tornar possível este desafiante projeto de construção industrial. As chapas de alumínio de 1 mm de espessura da fachada foram anodizadas em vermelho Sandalor. A instaladora, MN Metallverarbeitung, processou as chapas em perfis de alumínio wellTEC® e os montou em uma área total de 1.500 m2.

A fachada anodizada vermelha da sede da Nya Nordiska se funde perfeitamente com a estrutura consagrada da antiga cidade. As propriedades de dobra da chapa permitiram que ela moldasse as dimensões dos telhados de duas águas adjacentes.

Os novos edifícios com diferentes formas de telhado se ajustam discretamente às diferentes alturas das casas históricas e seus telhados inclinados de duas águas, os edifícios com estrutura de madeira e o telhado de galpão existente. A fachada de alumínio remete os observadores ao tecido plissado, um padrão característico da Nya Nordiska.

A qualidade do alumínio pré-anodizado J57S é resistente aos raios UV, à corrosão e às intempéries e foi especificamente projetada para atender às altas exigências e a uma variedade de aplicações arquitetônicas. Além disso, todos os produtos de alumínio para fachada da Novelis são classificados como não inflamáveis e classificados contra incêndio de acordo com a norma DIN EN 13501-A1.

Metal e processo superiores

Com uma microestrutura que dá origem a uma estrutura de gravura especial, o alumínio Novelis J57S foi especialmente criado com superfícies brilhantes duradouras, ideais para fachadas, telhados e aplicações interiores atraentes e inovadoras. Os acabamentos de superfície disponíveis proporcionam tanto brilho decorativo quanto durabilidade a longo prazo, mesmo sob condições climáticas e de estresse extremo.

Esta qualidade e aparência são obtidas graças ao metal e ao processo de anodização de qualidade superior. As tolerâncias muito estreitas da composição química e dos parâmetros de fabricação são requisitos metalúrgicos fundamentais para garantir que a cor e o brilho permaneçam uniformes. A anodização em lote pode então ser realizada após qualquer processamento posterior, como corte, perfuração, furação e dobra. De fato, o J57S tem excelentes propriedades de dobra, mesmo com pequenos raios internos (mín. 1 x bitola de material a 90°).

Integração bem-sucedida

Fazer a ponte entre os edifícios históricos, tradicionais e o projeto arquitetônico moderno foi um sucesso. A conexão entre os edifícios de alvenaria e madeira existentes e o novo complexo demonstra a integração bem-sucedida de edifícios comerciais no contexto urbano. A extensão parece contida, mas, ao mesmo tempo, futurista.

Os prêmios para a Nya Nordiska incluem o BDA Award da Baixa Saxônia e o Niedersächsischer Staatspreis für Architektur, ambos em 2012, e o Prêmio Alemão para Fachadas (VHF), em 2013.