Melhore sua experiência

Lamentamos, mas este navegador não é mais capaz de fornecer uma experiência de usuário ideal no site. Recomendamos o uso das versões mais recentes do Chrome, Edge ou Firefox.

Estudo de caso

Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Wildau

Concluída em 2012, esta expansão universitária abriga agora novas instalações de ensino, um laboratório e uma residência estudantil adicional.

Integrado na arquitetura industrial histórica existente, o edifício é revestido com painéis de alumínio pré-pintados e perfurados Novelis ff2®. Escolhido como material de fachada por sua trabalhabilidade e longevidade, o ff2 tem o visual e a durabilidade para concretizar a visão do arquiteto.

O jogo de luz e sombra criado pelas perfurações muda com a posição do sol e dos transeuntes. Isto enfatiza a natureza tridimensional e a profundidade da estrutura da fachada da Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Wildau, concedendo-lhe uma vitalidade em constante mudança.

Cidade: Wildau
País: Alemanha
Produtos: Alumínio pré-pintado ff2
Aplicação: Revestimento da fachada
Cor: Crystal silver

Espessura: 2 mm
Quantidade: 4.500 m2
Arquiteto: SEHW Architekten Berlin
Instalação: Ness – Pankow, Berlim

Revestimento comprovado de fachadas de alumínio

Todo o envelope do edifício, exceto o revestimento interno da marquise e o teto suspenso no portão, foi projetado como uma parede de cortina com retroventilação feita de painéis de fachada horizontais de alumínio perfurado com uma medida padrão de 395×2.880 mm.

O alumínio pré-pintado Novelis ff2 em crystal silver foi usado para cobrir a fachada de 4.500 m2 da Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Wildau, usando quatro camadas de tinta de PVDF (fluoreto de polivinilideno). A Novelis só aplica revestimentos de PVDF em uma mistura na proporção 80/20 para aplicações arquitetônicas ao ar livre. Uma vez que, quanto maior a proporção de PVDF na tinta, maior a resistência ao clima, a superfície de alumínio pré-pintada é feita para resistir aos efeitos da corrosão e da radiação ultravioleta.

O número de perfurações nos painéis de alumínio foi projetado para aumentar gradualmente da parte inferior para a parte superior da fachada.

Fácil de dobrar sem qualquer dano ao acabamento superficial, o ff2 também foi selecionado por sua resistência às intempéries e à corrosão e por sua superfície livre de calcificação. Também apresenta uma alta carga permitida (96 MPa), não é inflamável e tem certificação A1, de acordo com a norma DIN EN 13501.

O Novelis ff2 tem um alto teor reciclado e é 100% reciclável, o que facilitou a reciclagem de sucata de estampagem neste projeto.

Alcançando uma aparência livre de emendas

Os painéis perfurados foram fixados na parte superior da subconstrução. Na parte inferior, colados em grampos no lado oposto, foram conectados ao trilho guia fixado aos elementos abaixo da fachada. Estes foram completamente fechados na parte de trás por chapas de alumínio revestidas de branco. As juntas verticais foram cobertas por tiras de alumínio ff2 coladas no lado oposto dos elementos. Isto produziu uma fachada completamente fechada e uniforme, sem juntas.

O Novelis ff2 permite técnicas de instalação diversas, dependendo da aparência desejada. Estas incluem painel, chapa plana, cassete com fixação invisível e cassete com sistema de ganchos. A colagem adesiva também é uma opção. A laca no lado oposto do ff2 é projetada para colagem adesiva sem fixações visíveis na subestrutura.

Como não foram utilizados perfis de arestas, foram feitos painéis especiais com os padrões correspondentes de furos para os forros, cantos e outras instalações do edifício.

A estrutura da fachada da Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Wildau contém isolamento, subconstrução com perfis em T e uma barreira de vapor. A água da chuva que penetra na fachada perfurada é drenada através das chapas de alumínio branco e das perfurações nos elementos horizontais.