Novo forno tipo pusher elétrico para Novelis Sierre
A Novelis substituirá um forno tipo pusher a gás por um elétrico, economizando cerca de 4.500 toneladas em equivalentes de CO2 por ano.
A Novelis Sierre pretende atingir a neutralidade de carbono para emissões de escopo 1 e 2 até 2030. Para atingir essa meta ambiciosa, a Novelis está aumentando os investimentos em descarbonização e os esforços em iniciativas conjuntas, como o Net Zero Lab Valais. Ao impulsionar a produção neutra em carbono, a equipe do Net Zero Lab está testando fontes alternativas de energia para substituir o gás, como plasma ou hidrogênio. Para descarbonizar o consumo de energia, o objetivo do laboratório é substituir as fontes de energia de base fóssil por outras neutras em carbono, em vez de compensar as emissões de carbono com créditos.
Processos simplificados para mais produtividade e menos emissões
No primeiro ano da jornada de descarbonização da Novelis Sierre com o Net Zero Lab Valais, a Novelis aprovou o investimento em um novo forno tipo pusher elétrico, que permitirá que a planta pré-aqueça lingotes com eletricidade renovável no lugar de gás natural, economizando cerca de 4.500 toneladas de equivalentes de CO2 por ano e até 180.000 toneladas de equivalentes de CO2 durante a vida útil do forno. Além disso, o novo forno promove uma otimização dos fluxos de trabalho.
“A eletrificação de um dos nossos fornos tipo pusher é uma etapa crucial para descarbonizar a produção da Novelis Sierre”, afirma Serge Gaudin, Gerente da Planta Novelis Sierre e Diretor de Operações Automotivas da Novelis Europe. “O novo forno tipo pusher elétrico traz flexibilidade no que se refere a fontes de energia renováveis e, inicialmente, será alimentado por energia hidrelétrica. Isso é crucial na gestão energética atual e também contribui para o nosso objetivo de gerar um portfólio de energia preparado para o futuro para a nossa empresa.”