Novelis continua a promover a fabricação de alumínio neutro em carbono no Net Zero Lab Valais por meio de um acordo estendido
A Novelis amplia sua parceria com a HES-SO Valais-Wallis, a EPFL e a distribuidora de energia local OIKEN para continuar o trabalho inovador no Net Zero Lab Valais. Esta extensão de dois anos ressalta o compromisso da Novelis com a neutralidade de carbono e o avanço da produção sustentável de alumínio.
Desde sua criação em 2022, o Net Zero Lab Valais, localizado na fábrica da Novelis em Sierre, foca em identificar e implementar estratégias para atingir a neutralidade de carbono para emissões de Escopo 1 e 2 até 2030.
No final de 2025, espera-se que um forno tipo pusher elétrico comece a operar, substituindo um forno a gás. O forno será alimentado por energia hidrelétrica, economizando aproximadamente 4.500 t de CO2eq por ano e potencialmente até 180 mil CO2eq ao longo de sua vida útil.
Da mesma forma, a iniciativa de usar o calor residual do processo de fundição está progredindo e já fornece aquecimento para edifícios próximos. Pela primeira vez no inverno passado (2023/2024), a usina recuperou mais calor do que consumiu para aquecimento do edifício.
De olho no futuro, o Net Zero Lab Valais está explorando oportunidades adicionais para descarbonizar processos de fusão em alta temperatura, como oxicombustível, hidrogênio, plasma e biomassa.
"Ampliar nossa parceria com a HES-SO, EPFL e OIKEN é uma prova da nossa visão compartilhada de um futuro mais sustentável. Coletivamente, estamos impulsionando a inovação, reduzindo a pegada de carbono da Novelis e fazendo progressos significativos em direção à neutralidade de carbono, enquanto apoiamos nossas comunidades".
Serge Gaudin, Diretor de Operações Automotivas da Novelis Europe e Gerente da Planta Novelis Sierre
Com a extensão do acordo, a Novelis pretende dar continuidade à sua abordagem holística à descarbonização, exemplificada pela sua Visão 3x30, uma estratégia transformadora que visa atingir 75% de conteúdo reciclado em toda a gama de produtos da empresa, menos de 3 toneladas de emissões de CO2 por tonelada de alumínio laminado plano enviado e promover a circularidade por meio de investimentos pioneiros até o final de 2030.
Sobre a HES-SO
Com mais de 21 mil estudantes, a Universidade de Ciências Aplicadas e Artes da Suíça Ocidental é a maior universidade de ciências aplicadas da Suíça. Como as outras oito universidades públicas de ciências aplicadas, a HES-SO tornou-se uma parceira fundamental na educação e pesquisa da Suíça nos últimos 20 anos.
Sobre a EPFL
O Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne é uma das instituições de ciência e tecnologia mais vibrantes e cosmopolitas da Europa.
Sobre a OIKEN
Com mais de 790 milhões de kWh de eletricidade distribuídos anualmente, a OIKEN é a maior distribuidora de eletricidade na região de Valais.