Novelis participa da investigação de estratégias de economia circular para veículos no fim da vida útil em projeto piloto da Audi

Desmontagem de carros de teste
A Novelis participou recentemente do projeto MaterialLoop da Audi, um projeto piloto que visa explorar a reciclagem de veículos no fim da vida útil. O projeto conjunto, que envolveu 15 parceiros da cadeia de valor automotiva, procurou aprender como implementar uma economia circular para os veículos.
Para a Novelis, gerar uma economia mais circular inclui fechar o ciclo de produção (pré-consumo) e o ciclo de fim de vida (pós-consumo). A Novelis desenvolveu sistemas de reciclagem de ciclo fechado com alguns dos maiores fabricantes de automóveis do mundo coletar e reciclar a sucata da produção de alumínio do processo de estampagem automotiva. A próxima fronteira da circularidade automotiva é explorar, testar e aprender as oportunidades de fim de vida útil com os clientes.
Tradicionalmente, no fim da vida útil, os veículos são sucateados e o metal é enviado para aterros sanitários ou reciclado para aplicações de menor qualidade, gerando perda de materiais valiosos e desafios ambientais. Mudar isso ao analisar a viabilidade e a otimização do reaproveitamento de materiais pós-consumo em carros novos ganhou importância na agenda de sustentabilidade das montadoras.
O projeto piloto da Audi envolveu a desmontagem e a separação de 100 veículos para recuperar materiais valiosos, como alumínio, aço, vidro e plásticos. Como a recicladora de alumínio de maior porte, mais eficiente e mais tecnologicamente avançada do mundo, a Novelis contribuiu com sua experiência em reciclagem de alumínio e suas ligas, amplamente utilizadas na indústria automotiva. Com a reutilização de materiais secundários, o projeto piloto visava criar um sistema circular que pudesse não só reduzir o desperdício, como também eliminar a degradação e, ao mesmo tempo, melhorar a pegada de carbono da produção automotiva.
A reciclagem de alumínio no fim da vida útil oferece grandes vantagens para a indústria automotiva, pois o fechamento do ciclo preserva o valor da liga, minimiza o impacto ambiental e cria uma cadeia de suprimentos segura. A reciclagem do alumínio requer 95% menos energia do que o alumínio primário, com uma economia proporcional nas emissões de CO2. Já hoje, a Novelis fornece ligas automotivas que contêm até 80% de conteúdo reciclado.
Na Novelis, acreditamos que um sistema de produto circular é o segredo da descarbonização. Trabalhamos com nossos parceiros com o objetivo de manter todo o alumínio no circuito, reciclando-o repetidamente nos mesmos produtos.
“Avançamos continuamente nossos processos de reciclagem e ligas para ultrapassar os limites do conteúdo reciclado que podemos usar nos nossos produtos”, explica Michael Hahne, Vice-Presidente e Gerente Geral da área automotiva da Novelis Europe.
“Desenvolver uma economia circular para o alumínio é uma área foco para a Novelis, e devolver a sucata à sua fonte no fim da vida útil é o segredo para aumentar a eficiência; portanto, colaborações e novas formas de parceria precisarão ser estabelecidas. Por isso, participar deste projeto foi importante para nós.”
Para testar a reutilização de materiais em novos veículos, a Audi definiu e conduziu o piloto do processo de reciclagem adicional junto com parceiros de projeto da indústria de reciclagem, da cadeia de suprimentos da Audi e do meio acadêmico. Além da viabilidade técnica de devolver materiais à cadeia de suprimentos, melhorar a capacidade de reciclagem de futuras gerações de veículos também foi um foco do projeto.
Por meio da participação no projeto MaterialLoop, a Novelis obteve informações valiosas sobre os processos de separação atuais e as melhorias necessárias para aumentar a taxa de recuperação do alumínio na fase de fim da vida útil.
A eficiência e a tecnologia da separação desempenham um papel fundamental para garantir a viabilidade econômica da reciclagem. Levar em consideração a separabilidade dos materiais desde a fase de concepção dos veículos será um divisor de águas. A Novelis tem trabalhado em projetos de conceitos de reciclagem com vários clientes da área automotiva.
O projeto piloto é apenas o começo de uma jornada rumo a uma economia circular para os veículos. Conforme avançamos em direção a um futuro mais sustentável, iniciativas como essa são essenciais para reduzir o desperdício, conservar recursos e proteger o meio ambiente.
Compartilhe:


