Passo significativo em direção à produção neutra em carbono: Novelis testa com sucesso o uso de hidrogênio em escala industrial em um forno de reciclagem
A Novelis Inc., fornecedora líder de soluções sustentáveis de alumínio e líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio, anunciou hoje que testou com sucesso o uso de combustível de hidrogênio para alimentar um forno de reciclagem na sua planta do Reino Unido, em Latchford, Warrington.
Os testes foram realizados como parte de um programa de descarbonização do governo do Reino Unido e em colaboração com a Progressive Energy, uma empresa de energia independente do Reino Unido, e exigiram a instalação de novos queimadores, regeneradores e material de revestimento do forno. Usar hidrogênio em vez da mesma quantidade de gás natural ao operar um forno de fusão pode reduzir as emissões de CO2e em até 90%.
Explorar fontes de energia renováveis, como hidrogênio, fazer investimentos pioneiros e reduzir a intensidade energética são parte da nossa visão 3x30 para promover o alumínio como o material de escolha com soluções circulares. Com a expansão significativa da nossa capacidade de reciclagem local, estamos transformando a unidade de Latchford em um protótipo para produção de alumínio descarbonizado e com alto teor de reciclagem.
Emilio Braghi, Vice-Presidente Executivo da Novelis, Inc. e Presidente da Novelis Europe
O uso de hidrogênio não é comum na indústria do alumínio hoje em dia, e temos muito orgulho de ser um dos pioneiros a testar esse novo combustível em escala industrial e em um ambiente real. Os resultados de Latchford impulsionarão mais pesquisas sobre a possível implementação de hidrogênio nas nossas operações de reciclagem no mundo todo.
Allan Sweeney, Gerente da Planta da Novelis Latchford

Como a segurança é a mais alta prioridade do projeto piloto de hidrogênio, várias séries de testes foram conduzidas misturando diferentes porcentagens de hidrogênio com gás natural (30%-100%) para avaliar o impacto na infraestrutura existente e na compatibilidade do equipamento. Durante a campanha de testes, centenas de toneladas de sucata de liga de alumínio da série 3000 foram refundidas e fundidas em lingotes de chapas. Além disso, todos os parâmetros relevantes foram medidos para avaliar qualquer impacto no produto, no processo, no ambiente operacional e nas emissões ambientais.
O processamento posterior, incluindo laminação e acabamento, será feito em outras plantas da Novelis na Europa para estabelecer os parâmetros reais de ponta a ponta de um processo de produção de liga reciclada à base de hidrogênio. Após a análise e as avaliações pós-teste completas, um relatório será divulgado como parte do programa Industrial Fuel Switching do governo do Reino Unido no final deste ano.
O projeto de demonstração na Novelis Latchford faz parte do programa de competição Industrial Fuel Switching do governo do Reino Unido. Apoiado por uma doação de £4,6 milhões, como parte do portfólio de inovação de £1 bilhão da Net Zero e do projeto regional mais amplo da HyNet, o programa foi criado para apoiar a indústria na descarbonização das suas operações por meio da troca do gás natural pelo hidrogênio de baixo carbono. Como o principal centro de descarbonização industrial do Reino Unido, a HyNet descarbonizará a indústria em North West e North Wales por meio da produção, do transporte e do armazenamento de hidrogênio de baixo carbono e da captura de emissões de dióxido de carbono da indústria por meio de soluções de captura de carbono. A Novelis é parceira do projeto da HyNet desde 2017 e está apoiando o desenvolvimento do projeto de infraestrutura regional.
A Novelis também está conduzindo seus próprios estudos de viabilidade técnica do uso de hidrogênio como substituto direto do gás natural e, de forma mais geral, as equipes de pesquisa e desenvolvimento da Novelis em todo o mundo continuam investigando a possibilidade de usar plasma e eletricidade para fornecer energia para suas plantas de produção.
Como anunciado em julho de 2024, a Novelis está investindo aproximadamente US$ 90 milhões para dobrar a capacidade de reciclagem de latas de bebidas usadas (UBCs) na sua planta de Latchford. O projeto aumentará a capacidade de reciclagem de UBCs da instalação em 85 quilotoneladas por ano e diminuirá o COe da Novelis Europe2 e em mais de 350 mil toneladas por ano. A previsão é que o projeto comece a ser implementado em dezembro de 2026.
Além disso, como parte da nova visão Novelis 3×30, a empresa estabeleceu novas metas ambiciosas de sustentabilidade a serem alcançadas até o final de 2030, incluindo o aumento do conteúdo reciclado de 63% para 75%, reduzindo as emissões de carbono para menos de 3 toneladas de CO2e por tonelada de alumínio enviada, e continuando a liderar o setor rumo à circularidade por meio de investimentos pioneiros. Isso se soma à meta da empresa de atingir a neutralidade de carbono até 2050, ou antes. Além do uso de maiores quantidades de conteúdo reciclado, a descarbonização dos processos de fusão e das fontes de energia da empresa são alavancas importantes para fornecer soluções de alumínio altamente sustentáveis e com baixo teor de carbono.