Os fornecedores são selecionados com base na capacidade, garantia de qualidade, entrega, atendimento ao cliente, custo total de propriedade, projeto e desenvolvimento, fabricação, aderência estrita à ética e conformidade legal, bem como gestão e comunicação de negócios contínua.
Assim, os fornecedores potenciais ou existentes podem ser convidados a se submeter a uma avaliação baseada em riscos a ser conduzida pelo pessoal da Novelis. Espera-se que os fornecedores facilitem qualquer avaliação solicitada. Os possíveis motivos para uma avaliação no local incluem:
- Problemas recorrentes de qualidade ou entrega
- Auditoria anual para fornecedores estratégicos
- Conformidade IATF/ISO/AS900
- Melhoria contínua — compartilhamento das melhores práticas
As responsabilidades do fornecedor durante o processo de avaliação em três etapas são as seguintes:
- Pré-avaliação — acordar o cronograma e fazer a autoavaliação
- Durante a avaliação — apoio total à revisão da documentação e à visita às instalações
- Pós-avaliação — ao receber a avaliação concluída, projetar e implementar eventuais ações corretivas apropriadas e necessárias para resolver os problemas encontrados durante a avaliação.
A Novelis fornece três classificações de risco pós-avaliação:
- Mínimo ou baixo — não é necessária nenhuma ação. Sugere-se que o fornecedor tome conhecimento das oportunidades, mas não há nenhuma exigência.
- Risco moderado — espera-se que os fornecedores façam melhorias nas áreas de oportunidades destacadas na avaliação e forneçam à Novelis um plano de melhoria. A Novelis fará o acompanhamento com o fornecedor conforme necessário para monitorar as melhorias.
- Desenvolvimento necessário — a Novelis e o fornecedor criarão um plano de melhoria e agendarão reuniões regulares para monitorar o progresso.
A não realização de melhorias nos casos das classificações “Risco moderado” ou “Desenvolvimento necessário” poderá resultar na perda de negócios ou no acesso restrito a novos negócios da Novelis.