Melhore sua experiência

Lamentamos, mas este navegador não é mais capaz de fornecer uma experiência de usuário ideal no site. Recomendamos o uso das versões mais recentes do Chrome, Edge ou Firefox.

Rumo à produção neutra em carbono: Novelis testará o uso de hidrogênio em fornos de reciclagem

28 de junho de 2023

A Novelis recebeu £4,6 milhões para estabelecer testes de queima de hidrogênio como parte da competição de troca de combustível industrial de £55 milhões do governo do Reino Unido, como parte do portfólio de inovação da Net Zero (NZIP) de £1 bilhão e do projeto regional mais amplo HyNet.

A Novelis entrou no HyNet em 2017 e está apoiando o desenvolvimento do projeto de infraestrutura regional, além de conduzir seus próprios estudos de viabilidade técnica sobre o uso de hidrogênio como substituto direto do gás natural.

“Mudar para fontes de energia renováveis é uma iniciativa importantíssima para avançar na nossa jornada rumo à produção neutra em carbono. “Além de descarbonizar nossas próprias instalações, essa colaboração impulsiona a descarbonização industrial de toda a região noroeste do Reino Unido.”

“Temos orgulho de ser um dos pioneiros a usar hidrogênio na indústria de alumínio; esses testes em Latchford também trarão avanços à pesquisa de viabilidade para integrar a energia do hidrogênio às nossas operações de reciclagem em todo o mundo.”

Com a concessão concedida recentemente pelo Departamento de Segurança Energética e e pela Net Zero, a planta da Novelis em Latchford testará o uso de hidrogênio em um dos seus fornos de reciclagem em uma fase de demonstração em 2024.

O teste foi organizado em colaboração com a Progressive Energy, uma empresa independente de energia do Reino Unido, e requer a instalação de novos queimadores e regeneradores — ambos capazes de operar com hidrogênio ou uma mistura de hidrogênio e gás — e a substituição do material de revestimento do forno por um adequado para hidrogênio.

Dependendo da configuração final, substituir o gás natural por hidrogênio para alimentar o forno de refusão pode reduzir as emissões de CO2eq em até 90% em comparação com o uso da mesma quantidade de gás natural.

“A descarbonização dos nossos processos de fusão é uma alavanca crítica para alcançar nossas metas de sustentabilidade de reduzir nossa pegada de carbono em 30% até 2026 e nos tornarmos neutros em carbono até 2050 ou antes.”

Além da sua contribuição para o HyNet, as equipes de pesquisa e desenvolvimento da Novelis no mundo todo também estão investigando a capacidade de usar plasma, eletricidade e biomassa para alimentar suas operações de manufatura.

Sobre a Novelis Latchford 

A Novelis Latchford em Warrington, no Reino Unido, é uma das maiores plantas de reciclagem de latas de bebidas usadas da Europa e a maior operação de reciclagem de ciclo fechado da Europa para produtos laminados de alumínio automotivo, com uma capacidade anual de reciclagem de até 195 mil toneladas. A planta é uma parte essencial da produção europeia da Novelis, que tem capacidade suficiente para reciclar todas as latas de alumínio para bebidas vendidas no Reino Unido, e colaborou com a Jaguar Land Rover (JLR) a fim de criar o primeiro sistema de ciclo fechado da Europa, com um serviço ferroviário exclusivo para fornecer alumínio com de forma eficiente entre a Novelis e a unidade de produção da JLR no Reino Unido. Devido ao alto nível de integração econômica e à proximidade geográfica entre a UE, o Reino Unido e a Suíça, a Novelis opera internacionalmente, com cadeias de suprimentos eficientes e bem estabelecidas. Essa interconexão cria economias de escala importantes que beneficiam as cadeias de valor em toda a Europa e permitem que a Novelis maximize o uso de insumos reciclados, de acordo com a nossa ambição de fornecer soluções sustentáveis de alumínio com baixo teor de carbono para nossos clientes.