Blog: A Novelis reforça o compromisso com a descarbonização em uma nova parceria com a Southern Company
Por Suzanne Lindsay-Walker, vice-presidente de sustentabilidade
Qualquer pessoa que conheça a Novelis sabe que somos uma empresa verdadeiramente comprometida com nosso propósito de moldar um mundo sustentável juntos. Estamos constantemente buscando maneiras de aprimorar nossos processos, explorar novos caminhos de inovação e fazer parcerias com empresas que pensam da mesma forma, com o objetivo de reduzir nossa pegada de CO2.
Essa aspiração se reflete em uma parceria inovadora com a Southern Company, que se concentra nos esforços de descarbonização em nossa fábrica de reciclagem e laminação de alumínio que está sendo construída em Bay Minette, Alabama. O acordo anunciado recentemente aproveita a experiência líder global da Southern Company na identificação e implementação das melhores soluções de redução de carbono do setor de energia para o setor de alumínio.
A unidade de Bay Minette ajudará a atender à crescente demanda por embalagens de bebidas mais sustentáveis e apoiará o setor automotivo norte-americano, incluindo o aumento da produção de veículos elétricos. Para isso, a Novelis produzirá aproximadamente 600 quilotoneladas de produtos acabados de alumínio por ano (em ritmo acelerado) – e pretendemos atingir essa meta de produção e, ao mesmo tempo, alcançar a neutralidade de carbono em relação às emissões de gases de efeito estufa dos Escopos 1 e 2.
Uma solução importante para esse objetivo é a energia renovável que a subsidiária da Southern Company, a Alabama Power, fornecerá à usina de Bay Minette. A Novelis está fornecendo suporte financeiro direto para duas usinas de geração de energia solar de 80 megawatts, que são os principais componentes de infraestrutura para fornecer eletricidade livre de carbono à instalação.
O objetivo é usar a energia gratuita, abundante e limpa do sol para atender a mais da metade das necessidades de energia renovável da instalação de Bay Minette e, ao mesmo tempo, eliminar uma estimativa de 192 quilotons de emissões de CO2 que resultariam de recursos de geração de energia herdados anualmente.
Mas esse é apenas o primeiro passo...
A parceria também apoiará testes e avaliações de novas tecnologias na produção de alumínio com baixo teor de carbono que podem ser implementadas em Bay Minette e talvez em outras instalações da Novelis em todo o mundo, com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões do Escopo 1 da Novelis. A Southern Company realizou testes de longo prazo em mais de 75 tecnologias de captura de carbono, simulando diferentes impurezas, gases de chaminé e outras variáveis. Esse trabalho gerou dados significativos sobre quais tecnologias são mais adequadas para um determinado ambiente de fabricação, e a Novelis terá acesso a essa experiência para informar a possível implementação em Bay Minette e em outros locais.
Complementando esses esforços, a Novelis também aproveitará a experiência da Southern Company em captura de carbono, armazenamento de energia, eletrificação de processos térmicos e outros avanços promissores que estão sendo considerados em Bay Minette.
Nossa intenção é tornar a fábrica a primeira do gênero a operar inteiramente com eletricidade descarbonizada, refletindo nossa posição como um dos principais fornecedores de soluções de alumínio sustentável do mundo.
Este é um dos vários projetos de energia verde da Novelis em andamento em todo o mundo. Construímos nosso primeiro parque solar no local em Pieve, Itália, no início deste ano; estamos testando o uso de fornos de reciclagem movidos a hidrogênio na Novelis Latchford em Warrington, Reino Unido; instalamos cerca de 1.000 painéis solares fotovoltaicos em 14 centros de coleta de latas de bebidas usadas em todo o Brasil, com o objetivo de torná-los autossuficientes em termos de energia e reduzir a pegada de carbono; e lançamos uma colaboração para fornecer energia solar para a comunidade de Sierre, na Suíça, a partir dos 5.000 metros quadrados de painéis solares instalados em nossa fábrica.
Ainda temos muitas soluções a serem implementadas em nosso caminho para nos tornarmos neutros em carbono até 2050 ou antes, e o compromisso com a Bay Minette é um passo importante nessa direção. Esperamos aproveitar o que aprendemos lá e adaptá-lo para apoiar a descarbonização de nossas instalações e as de outras empresas ao longo da cadeia de suprimentos global.