Melhore sua experiência

Lamentamos, mas este navegador não é mais capaz de fornecer uma experiência de usuário ideal no site. Recomendamos o uso das versões mais recentes do Chrome, Edge ou Firefox.

Contando com as latas

22 de agosto de 2023

Por Greg Schlicht, vice-presidente sênior global de embalagens de bebidas

O futuro nunca foi tão brilhante para as latas de alumínio para bebidas. Nenhum outro recipiente para bebidas tem a mesma combinação poderosa de sustentabilidade, comercialização e durabilidade. Adicione o fato de que as latas de alumínio são leves e de resfriamento rápido, e você terá o que consideramos um recipiente perfeito para toda a variedade de bebidas no mercado atualmente.

Onde a conveniência costumava reinar suprema, a sustentabilidade agora tem a coroa. Uma pesquisa da McKinsey and Company de 2023 com 11.500 consumidores em 11 países mostra que eles desejam embalagens sustentáveis para enfrentar problemas de higiene e segurança alimentar, poluição da água e do ar, mudanças climáticas e lixo oceânico, entre outras preocupações globais. Esses fatores foram considerados extremamente ou muito importantes para uma grande maioria, com a maioria afirmando estar disposta a pagar mais por embalagens sustentáveis.

Tanto os consumidores quanto as marcas estão valorizando mais as embalagens sustentáveis e procurando formas de reduzir o seu impacto ambiental sem sacrificar a qualidade ou a conveniência do produto. As latas de alumínio para bebidas atendem perfeitamente a essas necessidades, passando das lixeiras de reciclagem às prateleiras das lojas em apenas 60 dias. O alumínio também é infinitamente reciclável, o que possibilita uma economia verdadeiramente circular. Na verdade, as latas de alumínio são as embalagens de bebidas mais recicladas do mundo e 75% do alumínio já produzido ainda está em uso hoje.

A reciclagem de uma lata de alumínio para bebidas economiza aproximadamente 95% da energia que seria necessária para fabricar o mesmo produto a partir do alumínio primário. Em 2022, a Novelis reciclou 2,3 milhões de toneladas de alumínio, incluindo mais de 82 bilhões de latas de bebidas usadas.

A sustentabilidade está longe de ser a única razão pela qual as latas de alumínio são tão procuradas. Embora representem apenas 3% do peso de um produto, elas são incrivelmente fortes, fazem um excelente trabalho de proteger as bebidas durante o transporte e são seladas para bloquear a luz e o oxigênio para máximo frescor.

Os profissionais de marketing adoram o fato de que as latas oferecem uma tela de 360 graus para a marca do produto. Uma rápida olhada nas prateleiras das lojas mostra que os proprietários das marcas estão utilizando suas embalagens ao máximo para atrair a atenção dos consumidores com cores e gráficos ousados. Essas oportunidades de marca são os principais motivos pelos quais as latas de alumínio para bebidas são agora a embalagem preferida para uma gama crescente de produtos: cervejas geladas, coquetéis e seltzers em lata, bebidas energéticas, apenas para citar alguns.

Com tanta coisa acontecendo, a lata de alumínio para bebidas ainda pode melhorar? Eu digo que sim. Na Novelis, estamos trabalhando para aumentar a porcentagem de conteúdo reciclado em folhas de alumínio para latas de bebidas. Estamos fazendo isso através da criação de novas ligas capazes de aceitar quantidades ainda maiores de alumínio reciclado, da celebração de parcerias para possibilitar melhorias na tecnologia de recolha e triagem, e de investimentos adicionais em novas fábricas para reciclar maiores quantidades de alumínio. Hoje, as embalagens de bebidas da Novelis são compostas por mais de 80% de conteúdo reciclado.

Como parte de seu objetivo geral de ser neutra em carbono até 2050 ou antes, a Novelis investiu fortemente no aumento da capacidade de reciclagem, com quase US$ 2 bilhões em investimentos concluídos e anunciados de 2011 até o momento. Todos os investimentos feitos na reciclagem de embalagens de bebidas até agora resultaram em passos importantes em direção a uma economia circular e, embora o futuro das latas nunca tenha sido tão brilhante como é hoje, a Novelis acredita que há muito espaço para melhorias.