Melhore sua experiência

Lamentamos, mas este navegador não é mais capaz de fornecer uma experiência de usuário ideal no site. Recomendamos o uso das versões mais recentes do Chrome, Edge ou Firefox.

  • Processos sistemáticos de ação corretiva
Processos sistemáticos de ação corretiva

Se ações preventivas e corretivas (CAPA — Corrective and Preventive Actions) forem necessárias, o fornecedor nomeará um representante qualificado dentro de sua empresa que assumirá a responsabilidade e a autoridade para resolver questões de qualidade. Essa pessoa deve ser de um nível apropriado para interagir efetivamente com sua gerência sênior e com a Novelis no sentido de conduzir a resolução de problemas de qualidade. O representante deve fornecer um relatório de CAPA por escrito em tempo hábil.

A Novelis determinará se CAPA deverão ou não ser solicitadas com base na gravidade ou impacto do problema sobre a qualidade do produto Novelis. O sistema de CAPA da Novelis facilita a rápida investigação, correção e prevenção de não conformidades. Ao receberem uma solicitação de CAPA, os fornecedores deverão responder usando um formato 8D ou similar (vide definição abaixo). A Novelis concederá ao fornecedor um prazo específico para a conclusão do processo de CAPA.

Espera-se que os fornecedores mantenham um programa de ação corretiva com seus próprios fornecedores.

Oito disciplinas (8D)

O modelo Oito disciplinas (8D) é uma metodologia de resolução de problemas para identificar, corrigir e eliminar problemas recorrentes. É altamente considerado para a melhoria de produtos e processos.

8D estabelecem uma ação corretiva permanente baseada na análise estatística do problema, e se concentram em sua origem, determinando as causas raízes. Após o planejamento, espera-se que os fornecedores executem cada uma das oito etapas.

D0 Etapa de planejamento — Plano para resolver o problema e determinar os pré-requisitos. Além disso, coletar dados dos sintomas e determinar se há alguma resposta de emergência necessária.

D1  Definir a equipe — Formar a equipe de pessoas com conhecimento do produto/processo e determinar os objetivos.

D2  Definição do problema — Especificar o problema e o impacto, identificando em termos quantificáveis quem, o que, onde, quando, por que, como e quantos (5W2H) em relação ao problema.

  • Exemplo de problema: A Novelis recebeu o endurecedor incorreto
  • Exemplo de impacto: O endurecedor errado causou o descarte de oito lingotes inteiros

D3  Desenvolver ações de contenção provisórias (Proteger o cliente) — Definir e implementar ações de contenção de curto prazo para isolar o problema de qualquer cliente.

  • Exemplo: O material recebido do fornecedor X de endurecedor será 100% inspecionado antes de ser recebido no estoque

D4  Plano de ação de análise da causa raiz — Qual é o plano das equipes para realizar a análise da causa raiz. Quem vai fazer o quê? Quando vai ser feito? Quais são os resultados esperados?

Análise de causa raiz — identificar e verificar causas raízes (RCA) — identificar todas as causas aplicáveis que poderiam explicar por que o problema ocorreu. Identificar também porque o problema não foi notado no momento em que ocorreu. Todas as causas devem ser comprovadas ou verificadas.

  • Exemplo: O fornecedor rotulou erroneamente o endurecedor em suas instalações, o que resultou em seu envio para a Novelis

Observação: Alguns exemplos de ferramentas de análise da causa raiz incluem Causa e efeito, FTA, FMEA e 5 Porquês. A equipe é responsável pela escolha da melhor ferramenta para o problema.D5  Desenvolver ações corretivas — Desenvolver ações corretivas de longo prazo.

  • Exemplo: O fornecedor fornecerá uma certificação de material com cada remessa. Além disso, o fornecedor mudará a embalagem de seu produto (bolsas de cores diferentes com base na família de materiais) para que a etiqueta não seja a única maneira de se determinar qual material está na bolsa. Por fim, o fornecedor mudará seu processo de etiquetagem para garantir que as etiquetas apropriadas sejam colocadas nas bolsas.

D6  Implementar e verificar ações corretivas de longo prazo — Definir e implementar as ações corretivas e verificar se elas não causaram nenhum problema adicional.

  • Exemplo: O fornecedor mudou as cores de suas bolsas para refletir diferentes materiais. Entretanto, a nova cor para o material da Novelis corresponde à cor da bolsa de outro fornecedor com um material diferente.

D7  Evitar recorrências — Plano de controle — adicionar controles que evitem a recorrência e assegurem que, caso o problema volte a acontecer, ele tenha mais chances de ser identificado.

  • Exemplo: A Novelis enviará uma amostra de cada remessa do fornecedor X para análise independente à custa do fornecedor por pelo menos 1 ano. Nesse momento, os dados serão revisados para determinarmos se essa etapa ainda é necessária, se pode ser eliminada ou ter sua frequência reduzida.

Evitar recorrências — Revisar documentos, sistemas e atualizar — Todos os documentos pertinentes devem ser atualizados para refletivas as ações corretivas.

  • Exemplo: O fluxo do processo precisará refletir a coleta de uma amostra a ser enviada para avaliação. Além disso, as instruções de trabalho precisam ser atualizadas para refletir as novas cores das bolsas e o que fazer com esse material.

D8  Parabenizar a equipe — Reconhecer os esforços coletivos da equipe. Garanta que a equipe saiba que seu trabalho bem-sucedido é reconhecido.

Outros processos de ação corretiva

8D é a ferramenta preferencial da Novelis. Entretanto, qualquer ferramenta eficaz utilizada pelo fornecedor é aceitável, desde que responda a todas as perguntas da 8D. O fornecedor pode copiar e colar as respostas de seu formulário no formulário 8D da Novelis. Outras ferramentas comumente utilizadas incluem 6 Sigma, A3, 7 Step e FTA.